Meu Imóvel Rio Negrinho - Meu Imóvel Rio Negrinho

Meu Imóvel Rio Negrinho - Imobiliária Digital

Conheça Rio Negrinho



O município de Rio Negrinho começou a se formar nas últimas décadas do século XIX, por volta do ano 1870, em grande parte motivado pela imigração europeia, no período em que vários países da Europa passavam por grandes transformações econômicas e sociais, originados pela Revolução Industrial, que teve grande impacto na vida de milhões de pessoas, causando o empobrecimento, principalmente da população camponesa e levando ao êxodo rural.

 Com isso, houve um aumento desordenado da população urbana daqueles países, obrigando seus governos a tomarem algumas iniciativas para solucionar a questão, sendoque uma saída para o problema, foi facilitar a emigração de milhões de pessoas, para diversos países, e segundo relatos, foram aproximadamente 200 mil europeus que vieram para o Brasil, fixando residência no sul do país.

 Outro fator que contribuiu para a formação do município, foi o fim da guerra do Paraguai, onde muitas pessoas que lutaram na defesa do Brasil, exigiam do governo uma recompensa pela vitória e acabaram ganhando lotes de terras para fixarem residência na região.

 Por outro lado, o Brasil ainda estava iniciando sua colonização, pois havia se libertado de Portugal (07 de Setembro de 1822) e precisava povoar e desenvolver suas terras. Assim, com a vinda dos europeus e mais as famílias dos que participaram da guerra, iniciou-se a colonização de diversas cidades, inclusive em Rio Negrinho.

 No início, o território de Rio Negrinho pertencia ao município de São Bento do Sul, até sua emancipação política em 1953. A economia de Rio Negrinho desenvolveu-se fortemente com base na indústria moveleira, impulsionada pela fábrica de móveis CIMO, que chegou ser considerada a maior indústria moveleira da América Latina.

 Atualmente, ainda é expressiva a produção de móveis e artefatos de madeiras no município, entretanto, já existem outros ramos de atividades, como a produção de papel e papelão, cerâmica, alimentos, confecções, tintas e vernizes, entre outros.

 No turismo, Rio Negrinho oferece inúmeras opções para encantar seus visitantes, através dos vários roteiros, onde se destacam: o Trem à Vapor (Maria Fumaça), o Roteiro dos Móveis, Circuito das Araucárias de Cicloturismo, Programa Acolhida na Colônia e muitos outros, cada um com suas características próprias, para satisfazer as expectativas dos turistas, que terão o privilégio de apreciar o que a natureza tem de melhor, curtir lugares ao som do canto dos pássaros, respirar ar puro, conhecer cachoeiras, cavernas, matas, águas límpidas, animais nos pastos etc.

 Rio Negrinho conta com cerca de 40 mil habitantes (em média), e tem em seu povo, uma cidade hospitaleira, que está de braços abertos para receber seus novos moradores, visitantes, investidores e todos os que desejarem contribuir para o seu desenvolvimento, com o objetivo maior de construir uma cidade cada vez melhor para se viver.

 

Texto com base no Panorama Socioeconômico de Rio Negrinho.


Voltar
Meu Imóvel Rio Negrinho - Conheça Rio Negrinho
Thats all Fokls